terça-feira, 31 de maio de 2011

Educação Física/Dança Cacuriá





O Cacuriá é uma dança folclórica típica e cultural, foi criada há aproximadamente 32 anos no interior da capital e levada para a cidade de São Luís, por Dona Florinda e o Senhor Lauriano, mais conhecidos como: Filoca e Lauro.
O Cacuriá foi criado a partir do carimbó de caixa (instrumento de batuque), que era tocado com a caixa da Festa do Divino Espírito Santo.
A sua dança é coreografada, cheia de simbolismo, e cada passo da dupla transmite a manifestação da cultura, crenças e costumes do povo. É uma dança alegre, criativa, sensual e envolvente. As letras das músicas transmitem elementos da natureza, isto é; as brincadeiras de crianças e nossas cantigas de roda onde se falam dos anseios do povo. É uma forma de preservar e cultuar nossas tradições e conhecimentos populares.
O grupo "Cacuriá Filha Herdeira", foi fundado na cidade de Sobradinho, em maio de 1993, por Dona Elisene de Fátima, filha de Dona Florinda e Seu Laurindo, criadores do cacuriá em São Luís do Maranhão (conforme conta em registro realizado pela pesquisadora de cultura popular em São Paulo, Paula de Fátima, responsável pelo Fórum Nacional de Cultura Popular), já tendo completado 10 anos na cidade.
Vale repetir que o grupo "Cacuriá Filha Herdeira", é o único representante em Brasília, e quem sabe do Brasil a manter a verdadeira tradição do cacuriá com suas danças, indumentárias, músicas e instrumentos de caixa. A matriarca do grupo, Elisene de Fátima, é filha e legítima herdeira dos criadores desse folguedo popular.
O cacuriá em Brasília teve como sede o Centro de Tradições Populares de Sobradinho por 12 anos hoje busca o seu próprio espaço e conta com a participação de 10 pares de dançarinos e 05 instrumentistas, 04 coordenadores completando um número de 29 integrantes ao todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário